27.20.19 - Ensino e formação

25/07/2019, às 14 horas, defesa da dissertação da pós-graduanda Isabel Sibrenna Mösch

No próximo dia 25 de julho, quinta-feira, às 14 horas, no  Auditório do Museu de Zoologia da USP (Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo/SP) haverá a defesa da dissertação de mestrado da aluna Isabel Sibrenna Mösch, orientada pela Profa. Dra. Eliana Marques Cancello, do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, do Museu de Zoologia da USP, com o trabalho intitulado: “Revisão taxonômica de Dentispicotermes Emerson 1949 (Blattaria, Isoptera, Termitidae, Termitinae)”.

Isabel bicho

A Comissão Julgadora está composta pelos membros titulares abaixo:

Dra. Eliana Marques Cancello (Presidente) – MZUSP
Dr. Danilo Elias de Oliveira –  Externo – UNIFESSPA
Dr. Maurício Martins da Rocha – Externo

RESUMO

O presente projeto é uma revisão taxonômica do gênero Dentispicotermes Emerson in Snyder, 1949 (Termitidae, Termitinae), que até o momento do início desse trabalho contava com cinco espécies, a saber: D. brevicarinatus (Emerson, 1950), D. conjunctus Araujo 1969, D. cupiporanga Bandeira & Cancello 1992, D. globicephalus (Silvestri, 1901) e D. pantanalis Mathews 1977, ocorrendo na Região Neotropical e agora, propõe-se oito novas espécies. Foram estudados cento e sessenta e duas amostras depositadas no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e amostras emprestadas de outras instituições. Foram descritos e fotografados os soldados, operários, alados de todas as espécies e também se descreveu e ilustrou o tubo digestório de operário que até então não havia sido estudado para o gênero. Elaborou-se uma chave dicotômica baseada na casta de soldado para a identificação de todas as espécies, mapas de distribuição geográfica e biologia do gênero.

ABSTRACT

The present project is a taxonomic revision of the genus Dentispicotermes Emerson in Snyder, 1949 (Termitidae, Termitinae), that until the beginning of this work had five species, namely: D. brevicarinatus (Emerson, 1950), D. conjunctus Araujo 1969, D. cupiporanga Bandeira & Cancello 1992, D. globicephalus (Silvestri, 1901) and D. pantanalis Mathews 1977, occurring in the Neotropical Region and now, eight new species are proposed. One hundred and sixty-two samples deposited at the Museum of Zoology of the University of São Paulo and samples borrowed from other institutions were studied. Soldiers, workers, winged of all species were described and photographed, and the worker’s digestary tube was described and illustrated, which until today had not been studied for the genus. A dichotomous key based on the soldier’s caste was developed for the identification of all species, geographic distribution maps, and biology of the genus.