MZUSP - Museu de Zoologia da USP
+ Pesquisa e Coleções

Paleontologia

A Coleção de Paleontologia do Museu de Zoologia da USP teve sua origem no final do século XIX, quando da fundação do Museu Paulista.

Diversos fósseis, entre vertebrados, invertebrados e plantas, que se encontravam inicialmente depositados naquela instituição, vieram a fazer parte do acervo do MZUSP já nos seus primeiros anos de existência. Os materiais recebidos do Museu Paulista foram catalogados por Paulo Emílio Vanzolini em 1955, sendo grande parte desse acervo resultado de doações e coletas realizadas no século passado. Esta coleção permaneceu guardada durante décadas no MZUSP, com pouco acesso por parte da comunidade científica.

No ano de 2001 o MZUSP decide dar um passo decisivo no sentido de estabelecer uma linha de pesquisa em Paleontologia fortemente atrelada a uma coleção científica. Surge nesse período o Laboratório de Paleontologia do MZUSP que, através de projetos coordenados por Hussam E. D. Zaher e financiados pela FAPESP, realiza uma série de campanhas paleontológicas de prospecção e coleta de fósseis em diversas localidades pertencentes às Bacias cretácicas do Bauru, San-Franciscana, e do Araripe, e também em terrenos cársticos do Vale do Ribeira.

Como resultado destas campanhas, centenas de amostras foram coletadas e preparadas, gerando material de alta qualidade e relevância para a Paleontologia. Além de enriquecer a Coleção de Paleontologia do MZUSP, estes materiais forneceram dados para publicações científicas e contribuíram para a formação de novos profissionais através da realização de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado desenvolvidas dentro e fora do MZUSP. Com a organização da coleção, foi possível viabilizar o acesso aos materiais para pesquisadores interessados. Ademais, os exemplares mais representativos fazem parte hoje do acervo expositivo de longa duração do MZUSP, bem como em exposições de curta duração, permitindo ao publico geral  conhecer um pouco mais sobre a História da vida na Terra.

A implantação do Laboratório de Paleontologia do MZUSP representa um fortalecimento inequívoco das ciências paleontológicas no Estado de São Paulo, que sempre teve carência de profissionais na área, apesar de possuir bacias sedimentares com grande riqueza fossilífera.

Docente Responsável
Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher
Telefone: (55) (11) 2065-8090

Apoio Técnico
Dr. Alberto Barbosa de Carvalho
Telefone: (55) (11) 2065-8081