MZUSP - Museu de Zoologia da USP
+ Serviço de Biblioteca

Sobre a Biblioteca

Histórico
A história do acervo bibliográfico reflete as diferentes afiliações por que passou o Museu de Zoologia. Em 1894 pertencia ao Museu Paulista. Em 1939 o Museu de Zoologia deixou o prédio do Museu Paulista e instalou-se em sua localização atual, a pouca distância. Esta mudança não foi somente de sede, mas também de afiliação, passando compor ao Departamento de Zoologia da Secretaria de Agricultura. Em 1969 passou a integrar a Universidade de São Paulo com a atual denominação Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Atualmente a Biblioteca do MZUSP vem se adaptando às numerosas mudanças acontecidas nos meios de armazenamento de informação, bem como enfrentando o desafio da multiplicação de revistas e periódicos devotados ao estudo da Zoologia e da Evolução Biológica. Além disso, o perfil dos usuários da Biblioteca tem sido ampliado e assim um dos mais importantes de nossos desafios é o oferecimento de produtos e serviços que venham ao encontro de suas necessidades.

Hoje a Biblioteca possui um acervo com 248 mil volumes distribuídos entre livros, teses, separatas, seriados, mapa e multimídias, além de gerenciar as informações eletrônicas pertinentes a sua área de atuação.

Missão
Promover para a comunidade científica o acesso a informação e serviços de qualidade, contribuindo para a excelência do Ensino, Pesquisa e Extensão, na área de Zoologia e afins.

Visão
Ser reconhecida pelo nosso cliente como uma Biblioteca inovadora que assegure o maior número de recursos e serviços diferenciados, para a formação e desenvolvimento da pesquisa e educação em Zoologia.

Valores
Conceder o direito a todos os clientes o acesso a informação, preservando o patrimônio, a qualidade do ambiente de trabalho e a relação amistosa entre clientes e colaboradores.

Apoio Técnico
Serviço de Biblioteca

Chefe Técnica
Dione Seripierri

Seção de Tratamento e Preservação de Acervos

Chefe Técnica 
Tania Valéria Giovanelli Lopes

Equipe
Gustavo Rizzi

Seção de Acesso à Informação

Chefe Técnica de Seção
Viviane Neves dos Santos

Equipe
Cícero Ricardo de Oliveira
Marta Lúcia Zamana

Voltar