MZUSP - Museu de Zoologia da USP
+ Entomologia

Hemiptera

Hemiptera cortada TFC

 

A ordem Hemiptera, representada pelos percevejos, cigarras, cigarrinhas, cochonilhas, pulgões é a mais numerosa entre os insetos hemimetábolos, são aproximadamente 89 mil espécies conhecidas e está ricamente representada na coleção do Museu de Zoologia da USP. São cerca de 120.000 exemplares montados em alfinetes, 1841 lotes (em álcool e em tubos de vidro com plantas hospedeiras), 8000 lâminas e milhares de exemplares ainda por processar. A coleção tem representatividade, principalmente por espécies neotropicais, mas com muitos exemplares de outras regiões; todos em ótimo estado de conservação e guardados em armários de aço em cerca de 500 gavetas.

A coleção teve início na Seção de Zoologia do Museu Paulista, através de exemplares datados de 1897, coletados por A.Hempel; H.von Ihering; Bicego; João Lima; E. Garbe, entre outros, além de uma parcela de material coletado pela Comissão Geográfica e Geológica (CGG).

Na década de 1940, o acervo de Zoologia do Museu Paulista, foi transferido para o prédio do Departamento de Zoologia da Secretaria da Agricultura, hoje Museu de Zoologia da USP e daí em diante a coleção foi crescendo em número de exemplares e importância e tornou-se referência em alguns grupos, devido ao número de tipos que abriga (por exemplo, Coccidae, Aleyrodidae, Diaspidade, Membracida). Isso graças a inúmeras coletas realizadas por expedições da própria instituição e aquisições por compra ou doações de coleções como as de Pinto da Fonseca (Coccoidea); A.Hempel (Diaspidade, Aleyrodidae); Diringshofen (geral).

Muitos pesquisadores estudaram e/ou identificaram partes da coleção de Hemiptera do Museu de Zoologia e contribuíram significativamente para a melhoria do acervo. Entre eles: Pinto da Fonseca (Membracidae, Coccoidea e Fulgoroidea); C. Dietrich ; A. Sakakibara e O. Evangelista (Membracidae); L.E.Claps e M.G.Oliveira, G.Bondar (Coccoidea); R.Cavichioli e D.M.Delong (Cicadellidae); H.Brailovsky (Coreidae); J.C.M.Carvalho (Miridae e Reduviidae); Schimidt (Cercopidae); Oscar Monte (Tingidae e Gelastocoridae); Drake (Tingidae); Wygodzinsky e Costa Lima (Ploiaridae e Reduviidae); R.Lange ( Phymatidae); De Carlo (Nepidae e Belostomatidae); N. Kormilev (Aradidae); J.Grazia e J.A.M Fernandes (Pentatomidae); H.D.D. Rodrigues (Veliidae); D.Burckhardt (Psyloidea); A.Piran (Rhopalidae), entre outros.

Atualmente, o MZUSP não conta com um curador especialista no grupo, mas a coleção continua crescendo e sendo estudada por vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que visitam a coleção e/ou recebem material como empréstimo.

Texto: Carlos Campaner