MZUSP - Museu de Zoologia da USP
+ Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade

Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação é exigido para os cursos de Doutorado e Doutorado Direto.

Sua finalidade  é avaliar o grau de maturidade científica do candidato no campo por ele escolhido e a execução das atividades originalmente propostas no projeto.

A inscrição deverá ser realizada até o 24º (vigésimo quarto) mês a partir da data da primeira matrícula.

No sistema Janus é possível consultar o prazo para a qualificação.

Inscrição

O aluno necessita cumprir um mínimo de 50% dos créditos exigidos em disciplinas para se inscrever no Exame de Qualificação.

O Exame de Qualificação deverá ser realizado em até 60 (sessenta) dias após a inscrição.

Para a realização do Exame de Qualificação deverão ser cumpridas as seguintes etapas:
  • O orientador encaminhará o Formulário Exame de Qualificação  ao Coordenador da Comissão de Pós-Graduação, solicitando a inscrição do aluno, com sugestões de datas, horários  e 6 (seis) nomes para compor a banca examinadora, que poderão ser alterados a critério da CPG e
  • Envio de 3 (três) vias impressas e 1 (uma) em arquivo.pdf para o endereço eletrônico pgmz@usp.br de um texto, contendo de cinco a sete páginas, relatando os progressos alcançados até o momento.

O texto deve conter obrigatoriamente: introdução (máximo uma página); detalhamento dos progressos realizados, detalhamento dos resultados parciais obtidos no período, justificativa de eventuais alterações no projeto ou em sua execução e eventuais dificuldades surgidas ou esperadas na realização (até seis páginas); plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes (uma página). Adicionalmente deve-se incluir página de rosto, referências bibliográficas e anexos, estes últimos limitados às figuras e tabelas imprescindíveis para o julgamento da exposição.

Formatação: folha A4, espaçamento de 1,5 pt, margens de 2,5 cm em todos os lados e fonte Times New Roman tamanho 12 com espaçamento padrão entre os caracteres.

Textos apresentados fora desse padrão não serão aceitos pelo Serviço de Apoio Acadêmico.

O aluno deverá agendar com o Serviço de Apoio Acadêmico um horário para conferência dos equipamentos a serem utilizados por ocasião da apresentação.


Comissão Examinadora

Será composta por 3 (três) membros, todos com titulação mínima de Doutor, sendo o presidente, preferencialmente, um orientador pleno do Programa de Pós-Graduação do MZUSP.

Compete ao presidente da comissão examinadora a abertura e o encerramento da sessão, bem como a coordenação do preenchimento do relatório de avaliação, que deve ser feito em conjunto com os demais membros da banca.

Havendo impedimento do Presidente será convocado um dos membros titulares para assumir a presidência.

No caso do não comparecimento de membros titulares caberá ao Presidente, decorridos 30 minutos de tolerância, a convocação dos respectivos suplentes.

Não sendo possível a instalação da Comissão Examinadora, o Presidente deverá apresentar um relatório à Comissão de Pós-Graduação, historiando os acontecimentos. 

Recomenda-se que a banca examinadora contribua com sugestões para o aperfeiçoamento da pesquisa em andamento, incluindo, se for o caso, aprofundamento teórico em metodologias, substituição de metodologias e aumento ou diminuição de escopo do trabalho.

O relatório de avaliação do candidato, elaborado pela banca examinadora, será utilizado pela Comissão de Pós-Graduação como forma de acompanhamento do progresso do aluno.

Formulário de avaliação da aula de qualificação


No dia do Exame de Qualificação

O aluno deverá fazer uma exposição oral de no mínimo 20 (vinte) e no máximo 40 (quarenta) minutos.

Após a exposição oral, a Comissão Examinadora iniciará a discussão com o aluno e deverá levar em conta, no seu julgamento, se as finalidades abaixo foram atingidas. Cada examinador terá, no máximo, 40 (quarenta) minutos para sua arguição.

A Banca Examinadora deverá levar em conta, no seu julgamento, o conjunto dos seguintes itens:

  • a capacidade de síntese demonstrada no texto e na apresentação oral;
  • o domínio da bibliografia relevante;
  • os resultados parciais obtidos até o momento em seu projeto de pesquisa; o andamento do projeto, em relação ao cronograma originalmente proposto;
  • a exequibilidade das próximas fases do projeto dentro dos prazos máximos estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação do MZUSP e pela CAPES.

 


Aprovação

O aluno aprovado receberá um certificado de qualificação.


Reprovação

O aluno deverá submeter-se a novo exame em prazo não superior a 90 (noventa) dias contados a partir da data do primeiro exame.

A nova inscrição deverá ser realizada no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir do primeiro exame e ser realizado no prazo de 30 (trinta) dias após a inscrição.

Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa e receberá um certificado das disciplinas cursadas.

Voltar