MZUSP - Museu de Zoologia da USP
+ Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade

Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação é exigido para os cursos de Doutorado e Doutorado Direto.

No sistema Janus é possível consultar o prazo para a qualificação.

Inscrição

A inscrição é de responsabilidade do aluno e deverá ser realizada até o 24º mês para Doutorado e até o 30º mês para Doutorado Direto, a partir da contagem de prazo do aluno.

O aluno precisa cumprir todos os créditos exigidos em disciplinas para se inscrever no Exame de Qualificação e deverá realiza-lo em até 60 (sessenta) dias após a inscrição.

Para a realização do Exame de Qualificação deverão ser cumpridas as seguintes etapas:
  • O orientador encaminhará o Formulário Exame de Qualificação  ao Coordenador da Comissão de Pós-Graduação, solicitando a inscrição do aluno, com sugestões de datas e nomes previamentes consultados para a composição da banca, que poderão ou não ser utilizados.
  • O formulário e 6 (seis) vias do texto, elaborado pelo aluno, sobre o tema a ser tratado em sua tese deverá ser entregue no Serviço de Apoio Acadêmico;
  • O texto deverá conter, no máximo, quatro mil palavras, mais as referências bibliográficas e eventuais anexos;
  • Com relação à lista de bibliografias, o aluno deverá consultar o documento com as normas para apresentação de Dissertações e Teses no Museu de Zoologia.

O Serviço de Apoio Acadêmico não receberá  trabalho fora do prazo limite.

O aluno deverá agendar com o Serviço de Apoio Acadêmico um horário para conferência dos equipamentos a serem utilizados por ocasião da apresentação.


Comissão Examinadora

Será composta por 3 (três) membros, todos com titulação mínima de Doutor, sendo o Presidente indicado pela Comissão de Pós-Graduação.

O orientador do aluno  não faz parte da Comissão Examinadora.

A abertura e o encerramento da prova, bem como a elaboração do respectivo relatório, é de competência do Presidente.

Havendo impedimento do Presidente será convocado um dos membros titulares para assumir a posição.

No caso do não comparecimento de membros titulares caberá ao Presidente, decorridos 30 minutos de tolerância, a convocação dos respectivos suplentes.

Não sendo possível a instalação da Comissão Examinadora, o Presidente deverá apresentar um relatório à Comissão de Pós-Graduação, historiando os acontecimentos. 


No dia do Exame de Qualificação

O aluno deverá fazer uma Exposição oral de no mínimo 30 (trinta) e no máximo 60 (sessenta) minutos.

Após a exposição oral, a Comissão Examinadora iniciará a discussão com o aluno e deverá levar em conta, no seu julgamento, se as finalidades do exame foram atingidas. Cada examinador terá um máximo de 60 (sessenta) minutos para sua arguição.


Aprovação

O aluno aprovado receberá um certificado de qualificação.


Reprovação

O aluno deverá submeter-se a novo exame em prazo não superior a 90 (noventa) dias contados a partir da data do primeiro exame.

A nova inscrição deverá ser realizada no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir do primeiro exame e ser realizado no prazo de 30 (trinta) dias após a inscrição.

Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa e receberá um certificado das disciplinas cursadas.

Alunos matriculados a partir do dia 06/07/2017 deverão observar o novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação (publicado no Diário Oficial em 06/07/2017).

 

Voltar