MZUSP - Museu de Zoologia da USP
+ Ornitologia

Luís Fábio Silveira/ Ornitologia

Curador de Ornitologia

 

Telefone: + 55 (11) 2065-8148Foto do(a) Luís Fábio Silveira
E-mail :  lfs@usp.br
Currículo Lattes

Endereço para correspondência:
Avenida Nazaré, 481  Ipiranga
04263-000 São Paulo, SP, BRASIL

Perfil:

Concluiu em 2003 o doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. É curador das Coleções Ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) e professor colaborador no Departamento de Zoologia da USP. É pesquisador Nível 1B do CNPq e Editor-associado dos periódicos Revista Brasileira de Ornitologia, Zoologia, Papeis Avulsos de Zoologia, Biota Neotropica e Iheringia. É também membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) e Pesquisador Associado da World Pheasant Association (UK) e membro do Galliformes Specialists Group, da IUCN. Publicou 122 artigos científicos em periódicos arbitrados. Possui 15 livros publicados, 74 capítulos de livros e 119 apresentações em congressos no Brasil e no exterior. Já recebeu doze prêmios ou homenagens por trabalhos ou projetos desenvolvidos em parceria com outros colegas. Atua como assessor ad hoc para órgãos de fomento estaduais (FAPESP), nacionais (e. g. CNPq) e internacionais (e. g. FONCyt, Argentina) e para 46 revistas científicas do Brasil e do exterior. Orienta 10 alunos, entre Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, e supervisiona 3 Pós-Doutorandos. Ministra, em colaboração com colegas, duas disciplinas na graduação e duas na pós-graduação, sendo orientador credenciado pelos programas de Pós-graduação do Museu de Zoologia, do Departamento de Zoologia da USP e do Programa de Conservação de Fauna da Universidade Federal de São Carlos e a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Atualmente coordena dez projetos de pesquisa. Os projetos desenvolvidos no laboratório são (ou foram) apoiados pelo CNPq, CAPES, FAPESP, Conservação Internacional, Fundação Moore e Fundação O Boticario de Proteção à Natureza. Atua principalmente nas áreas de sistemática, taxonomia e conservação de aves neotropicais. É Presidente da Comissão de Pós-graduação do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), chefe da Seção de Vertebrados do MZUSP, membro do Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), Presidente do Conselho Fiscal da FPZSP e membro indicado pelo Ministério do Meio Ambiente junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) .

Linha de Pesquisa:

Sistemática, Taxonomia e Conservação de Aves

Atividades acadêmicas:

  • Curadoria da Coleção de Ornitologia
  • Disciplina optativa de graduação:
  1. Ornitologia
  • Disciplinas de pós-graduação:
  1. Sistemática e Evolução dos Tetrápodas (Módulo 1): Conceitos e Métodos (Programa de Pós-Graduação em Zoologia do IB/USP)
  2. Sistemática e Evolução dos Tetrápodes (Módulo 2): Diversidade e Prática de Campo (Programa em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, MZUSP)
  3. Princípios Práticos de Taxonomia (Programa em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, MZUSP)
  4. Ornitologia: Anatomia, Evolução e Conservação das Aves (Programa em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, MZUSP)

Alunos/Pós-Doutores do Laboratório:

Ariane Campos de Gouvêa (doutorado IB-USP)
Cristiane Silva Apolinario dos Santos (mestrado IB-USP)
Diego Alejandro Cueva Castro (mestrado MZUSP)
Fabio Schunck Pires Gomes (doutorado IB-USP)
Fernanda Bocalini (doutorado IB-USP)
Renata Pereira Beco (mestrado IB-USP)
Sergio David Bolívar Leguizamón (doutorado MZUSP)

Publicações selecionadas:

Luís Fábio Silveira